Segurança e assistência em situações de catástrofe

Segurança e bem-estar: os direitos humanos mais básicos

A 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dos direitos mencionados, os mais básicos são que cada ser humano tem o direito à vida, liberdade e segurança e que cada ser humano tem o direito ao trabalho, alimento, alojamento, cuidados médicos, educação e apoio em situações de desempenho, doença, invalidez, velhice ou falta de recursos.

As nações e os respetivos governos são responsáveis por permitir o acesso a esses direitos às pessoas. Infelizmente, nem todos os países conseguem alcançá-lo sozinhos. Portanto, recebem apoio das Nações Unidas, organizações de cooperação ao desenvolvimento e países mais desenvolvidos. Foi feito um maior progresso nas últimas décadas. O número de pessoa no mundo a viver em situação de pobreza extrema reduzir para metade. Um grande feito, mas o mundo sabe que há muito mais a ser feito.


Agenda de desenvolvimento sustentável em 2030

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a agenda de desenvolvimento sustentável em 2030. Esta resolução inclui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Devem ser alcançados até 2030. As práticas a este respeito são únicas pois espera-se de cada país, rico ou pobre, que crie os seus quadros nacionais adequados para alcançar os objetivos. Parcerias com várias partes interessadas, compostas por organizações governamentais e não governamentais e empresa, são uma ferramenta importante.

Tal como a abordagem para cumprir a agenda de desenvolvimento sustentável em 2030, os objetivos são únicos. Baseiam-se na constatação de que para acabar com a pobreza, é necessária uma abordagem integrada de crescimento económico, crescimento social e proteção contra desastres naturais e ambientais. A Janson Bridging está convencida de que pode contribuir de forma significativa para o cumprimento dos objetivos através do(a):

  • Nosso amplo conhecimento no campo de pontões modulares em aço, sistemas de pontes, RoRo e ferries.
  • Nossa capacidade de criar rápida e habilmente uma infraestrutura horizontal qualitativa, fiável, sustentável, redundante e acessível.
  • Nossa experiência no campo de desenvolvimento de projetos com várias partes interessadas.

Serviços de segurança e assistência em situações de catástrofe da Janson

A abordagem integrada dos objetivos de desenvolvimento sustentável reconhece explicitamente que a alteração climática é uma ameaça crescente para o homem e a sociedade. Desde 1999, as Nações Unidas estão concentradas em reduzir o impacto de desastres naturais. Isto é feito com o método de redução de risco de desastres (Disaster Risk Reduction, DRR) que tem como principal objetivo a redução da vulnerabilidade das sociedades a desastres. De facto, a DRR visa passar de uma cultura de reação para uma cultura de prevenção e preparação. A Janson Bridging pretende contribuir de forma prática para esta mudança de cultura e DRR.

Foi por esse motivo que criámos os serviços de segurança e assistência em situações de catástrofe da Janson. Esta unidade foca-se na cooperação com organizações ativas no campo de segurança e assistência em situações de catástrofe. Também incluímos organizações militares. Não só por estarem cada vez mais envolvidas na luta contra desastres naturais nos últimos anos, mas também porque colocamos o conceito de segurança numa perspetiva mais ampla. Em nosso entender, a segurança do homem e da sociedade envolve a proteção contra desastres naturais e proteção contra violência armada.

Os serviços de segurança e assistência em situações de catástrofe da Janson consistem num agente de ligação para organizações civis e militares ao nível adequado. Os nossos funcionários prestaram serviço durante muitos anos em organizações de segurança e adquiriram uma vasta experiência no campo da segurança. Conhecem a cultura das organizações de segurança e os desafios que enfrentam diariamente. Os nossos profissionais estão focados na inovação e colaboração e aplicam a sua experiência para colaborar consigo com vista a tornar o mundo num lugar relativamente mais seguro para a humanidade.

Share